quarta-feira, 24 de junho de 2009

1º Cross Country S. Pedro 09 (Sobreira, Paredes) - Rescaldo (II Parte)

Por Matula
(aka Nota de Rodapé)

Foi com imenso pesar e indignação que li o texto de rescaldo do primeiro Cross Country de S. Pedro (Sobreira), da autoria do senhor que, arrogante e presunçosamente, se auto proclama “Bruno Magalhães”, plagiando um grande nome do rali nacional. Mas fosse só esse o problema… Vive-se um ambiente de azedume no seio da equipa e vou explicar porquê…!

Mesmo o mais desatento leitor deste blog terá já constatado que a equipa Blues Brothers é composta por duas facções distintas: uma que reporta ao Bruno Magalhães, e outra que reporta a mim próprio. Neste momento a minha facção está há seis meses num treino intensivo na Costa Rica, ao passo que a do meu rival está a estagiar em Cape Epic. Conclusão: encontramo-nos sozinhos a representar esta grande instituição em Portugal sendo que, por motivos de força maior, temo-nos encontrado nas mesmas provas.

As divergências remontam ao tempo da definição da missão da equipa: eu defendia - e defendo - que os prémios monetários angariados nas provas revertam para a Associação Protectora da Pêga Rabuda, uma espécie que não está em vias de extinção nem para aí caminha. Mas mais vale prevenir do que depois andar a investir dinheiro só em meia dúzia de exemplares, o que iria tornar o preço unitário bem mais caro; já o Bruno Magalhães é apologista que toda a verba deve ser utilizada na construção de uma casa de banho na cela onde ele mantém a Maddie. Esta é uma situação gritante e escandalosa, pois se com as Pêgas Rabudas se consegue uma boa economia de escala, com a Maddie a situação é precisamente a inversa. Um desperdício de dinheiro, portanto. Felizmente, e para gáudio dos milhares de fãs que acompanham os sucessos da equipa, conseguimos internamente manter o controle deste imenso navio somente porque a equipa ainda não ganhou nenhum prémio monetário, nem vislumbra tal feito a curto, médio ou longo prazo. Mas é uma questão de princípio, de ética e, sobretudo, de atitude…

Esta é a situação macro que a Blues Brothers Team vive actualmente. Claro está que, nas provas, existem sempre situações menores que, não obstante, inquinam mais ainda o ambiente geral da equipa. Da imensidão de exemplos existentes, focarei somente o mais recente: o Cross Country de S. Pedro, na Sobreira. Ou talvez a próxima em que ambos iremos participar, no dia 28, em Alfena. Ainda vou decidir… Mas não hoje, porque é São João e temos de assar sardinhas. A Maddie adora cabeças de peixe e côdeas de broa…

1 comentário: