sábado, 1 de dezembro de 2012

Blues broThers Team: História da equipa

A Blues broThers Team existe como equipa desde 18 de Outubro de 2008, altura em que foi formada pelos irmãos Bruno e Hugo Magalhães. Nesse mesmo dia participaram num passeio de solidariedade, em Famalicão, o VIII Manobras. Um passeio na verdadeira aceção da palavra: sem marcações, sem abastecimentos (embora com algum nível de dificuldade física e técnica), mas que não deixou de ser a primeira prova em que a equipa começou a tomar-lhe o gosto, como comprovam as várias provas em que a equipa participou ainda durante o resto desse ano.


2009 foi o ano de afirmação e quando a Blues broThers Team conseguiu as suas maiores façanhas enquanto equipa. Neste ano foram conquistados quatro pódios em provas na Sobreira (Paredes), Lousada e Alfena (Valongo). Alfena foi mesmo o local onde a equipa conseguiu a sua maior conquista, ao trazer para casa um 1º e um 3º lugar, monopolizando o pódio como nunca tinha conseguido. Para além disso, a equipa conseguiu um troféu nas 2 Horas Resistência BTT, em Paredes, depois do magnífico 5º lugar alcançado.

2010 foi um ano diferente. Diferentes afazeres profissionais dos elementos que a constituíam não permitiram dar seguimento ao ano anterior, apesar de um novo pódio conquistado no II Passeio “Meia Pedalada”, em Tomar. Mas foi essencialmente um ano em que começou uma mudança de fundo: o ano do início do seu crescimento enquanto equipa, que teve início com a entrada de Vítor Rio no início do ano e de Guilherme Santos pouco antes do final do ano. Apesar das poucas provas em que a equipa participou durante este ano, a entrada destes dois elementos tornou-se essencial para o crescimento acelerado durante o ano seguinte.

Com efeito, em 2011 foram vários os elementos que se juntaram à equipa: António Amorim, António Jorge, António Melo, Ivo Galeiras, Jorge Duro e Pedro Fernandes foram os novos atletas que vieram neste ano colocar um grupo de pessoas no trilho certo para a formação de uma verdadeira equipa de BTT. Ainda durante o ano a Blues broThers Team participou em várias provas, algumas delas bastante importante para o BTT nacional, como é o caso da Maratona BTT 5 Cumes. O crescimento foi lento, mas sustentado e durante o final do ano os elementos que constituíam a equipa decidiram-se, pela primeira vez, pela sua filiação na Federação Portuguesa de Ciclismo. Desta forma, a Blues broThers Team passou oficialmente a ser uma equipa federada no ano de 2012.


O ano de 2012 foi de continuação do crescimento iniciado em 2011. Alguns elementos da equipa pedalaram até Fátima e Santiago de Compostela; para além de dois novos elementos (Pedro Silva e Artur Morais), a equipa tornou-se mais competitiva, ao ser criado um sistema de estatísticas individuais que premeia, no final do ano, os atletas mais assíduos; começaram-se a projetar os primeiros equipamentos da equipa e, enfim, a organizar-se um conjunto de iniciativas que prometiam tornar 2013 um ano em cheio para a equipa. E as expetativas não foram defraudadas.

O ano de 2013 assistiu a um crescimento impressionante da Blues broThers Team e abriu com a primeira edição dos "Caga-Mochinhos de Ouro - Os Melhores de 2012", com Bruno Magalhães a arrebatar três Caga-Mochinhos (Regularidade, Prova do Ano e Atleta do Ano) e a ser o grande vencedor da primeira edição. Mas um dos momentos mais altos da equipa desde a sua existência, e até aí quase impensável, foi a concretização do projeto dos primeiros equipamentos da Blues broThers Team. A Fullwear foi a empresa escolhida para a sua concretização e o resultado final foi bastante feliz, como foi fácil de perceber até junto de várias pessoas que até aí desconheciam a equipa.

Entretanto a equipa foi aumentando com a entrada de Franklim Coutinho em Abril e de Hugo D. Mota em Agosto. Antes da entrada deste último a equipa realizou uma fantástica sessão fotográfica com a patrocinadora "Preto e Branco Fotografia" e que tem acompanhado a sua imagem nos últimos meses. Foi também o ano em que a equipa foi de novo a Santiago de Compostela, desta vez com um maior número de elementos, e participou am algumas provas emblemáticas do calendário nacional, como o Luso-Galaico ou o Raid das Masseiras.

Em Outubro foi a vez de mais uma grande novidade: a criação do Meo Kanal, o BBT TV (Nº152561), onde podem ser vistos alguns dos trilhos percorridos pela Blues broThers Team. A época fechou em grande com a já tradicional "Caça à Febra da Cristina" de Natal, pelo terceiro ano consecutivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário