quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A mitologia por trás do Caga-Mochinhos


Equipa que se preze adota um animal como símbolo. No caso da Blues broThers Team foi o Caga-mochinhos que foi adotado. Mas afinal, o que é um Caga-Mochinhos? Nada mais fácil, pelo menos para quem perceber um pouco de mitologia. É, nem mais nem menos, um animal mitológico associado a rituais iniciáticos da própria vida no planeta Terra enquanto a conhecemos.

A mitologia Bambuti, por exemplo, dos Mbuti (grupo de pigmeus Congoleses), associa os Caga-mochinhos à criação de Khonvoum, o mais importante deus do seu panteão, que segura um arco feito a partir de duas cobras que, juntas, se assemelham aos seres humanos como um arco-íris a contemplar o pássaro criador – o Caga-Mochinhos.

A teologia filipina, por outro lado, fala-nos de um ser mágico, um ser supremo, o omnipotente criador de todo o universo: Bathala. Vários estudiosos interpretam-no como Tigmamanukan (ou Caga-Mochinhos), o pássaro criador que abriu o primeiro bambu que libertou o primeiro homem para a sua existência terrena. As raízes deste mito estão por sua vez associadas ao nascimento da mitologia cristã (o que é infelizmente ainda muito mal conhecido), quando o Caga-Mochinhos cria Adão a partir de uma das suas costelas flutuantes (o que veio mais tarde criar bastantes confusões que não são para aqui chamadas…).

Nas sociedades modernas o significado do Caga-mochinhos foi, infelizmente, subvertido. Nas sociedades ditas “ocidentais”, por exemplo, quem nunca ouviu expressões como “Come a sopa toda senão vou chamar o Caga-Mochinhos!!” ou ainda “Quando o bicho papão vai dormir deixa a luz acesa com medo do Chuck Norris e quando o Chuck Norris vai dormir deixa a luz acesa com medo do Caga-Mochinhos!”?

Enfim, é este o mítico e poderoso animal conhecido como Caga-Mochinhos, adotado pela equipa como o seu animal de eleição e que está na base da 1ª edição dos “Caga-Mochinhos de Ouro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário