domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rescaldo do 7º Raid BTTombos (Sobreira, Paredes)


Decorreu ontem o 7º Raid BTT Tombos, na freguesia da Sobreira, Paredes, a primeira prova do ano para a equipa. A participação da Blues broThers Team foi bastante prometedora para o ano de 2014, com o momento alto a ser, sem dúvida, a subida ao pódio de Franklim Coutinho, num espantoso 2º lugar na categoria de Master C, conseguindo terminar mesmo antes das 3 horas de prova. Sem dúvida, um momento alto na vida da Blues broThers Team. 


A participação dos restantes elementos acabou por ser quase totalmente ofuscada pelo excelente resultado do Franklim, mas, apesar disso, todos os elementos estiveram à altura do desafio. A Blues broThers Team conseguiu colocar três atletas nos 30 primeiros da geral individual (apesar de não haver ainda classificação para o Vítor Rio, chegou cerca de 2 minutos depois do Hugo D. Mota). Ficou, acima de tudo, a promessa de uma boa margem de progressão para todos, dados os poucos treinos realizados este ano. Uma palavra ainda para os atletas Hugo Magalhães, Adriano Santos e Ângela Araújo que, embora inscritos, não puderam estar presentes em cima da bicicleta.

Quanto à prova, à parte uma ou duas marcações que podiam estar melhor, a organização esteve verdadeiramente 5 estrelas. E aquele single a acabar foi qualquer coisa!... Parabéns à organização e a toda a equipa! SOMOS GRANDES!

Classificação geral dos elementos da Blues broThers Team nos 35kms:


Augusto Midão (ARN/A. Carvalho Reparações Auto) 2h05m37s
19º Bruno Magalhães (Blues broThers Team) 2h25m03s (8º lugar no escalão Master A)
28º Hugo D. Mota (Blues broThers Team) 2h35m48s (10º lugar no escalão Masters A)
29º Vítor Rio (Blues broThers Team) – 2h37m36s (11º lugar no escalão Elite)
56º Franklim Coutinho (Blues broThersTeam) 2h59m47s (2º no escalão Masters C)
213º Pedro Fernandes (Blues broThers Team) 4h43m42s (83º no escalão Masters A)

Classificação geral dos elementos da Blues broThers Team nos 50kms:

José Oliveira (Pedalbike) 2h43m03s
39º Guilherme Oliveira (Blues broThers Team) 3h50m07s (9º no escalão Masters B)

Maqui fotos aqui.

Mais informações sobre as classificações em:

sábado, 18 de janeiro de 2014

Caga-Mochinhos de Ouro: Guilherme Oliveira é o atleta do ano de 2013 da Blues broThers Team BTT!

E já são conhecidos os grandes vencedores dos Caga-Mochinhos de Ouro - Os Melhores de 2013. O grande vencedor do prémio máximo foi Guilherme Oliveira, sucedendo assim a Bruno Magalhães e que se ficou este ano pelo Caga-Mochinhos de Prata. Já o Caga-Mochinhos de Bronze foi dividido entre os atletas Jorge Duro e Adriano Santos, prémio mais que merecido para ambos. 

Resultados finais para o Caga-Mochinhos de Atleta do ano 2013:

1º lugar e Caga-Mochinhos de Ouro - Guilherme Oliveira
2º lugar e Caga-Mochinhos de Prata - Bruno Magalhães
3º lugar e Caga-Mochinhos de Bronze - Adriano Santos e Jorge Duro
4º lugar - António Amorim e Franklim Coutinho

Guilherme Oliveira em ação no Raid das Masseiras.

Para além disso, Franklim Coutinho foi distinguido com Promessa Para 2014, sucedendo à dupla Ivo Galeiras e António Amorim, que venceram este prémio no ano passado. A luta revelou-se acesa este ano e Hugo D. Mota merece aqui uma referência, dado ser também uma grande promessa da equipa para este ano. Resultados finais para o Caga-Mochinhos de Promessa Para 2014:

1º lugar - Franklim Coutinho
2º lugar - Hugo D. Mota
3º lugar - Ângela Araújo e Pedro Silva

Franklim Coutinho antes de iniciar a sua participação no 8º Passeio por Trilhos de Lousada

O Caga-Mochinhos de Melhor Prova do Ano de 2013 foi vencido sem espinhas por Bruno Magalhães, depois da sua participação na Rota do Azeite, em Valbom dos Figos, Mirandela. A sua presença traduziu-se por um 1º lugar entre os atletas que não participavam no Campeonato Geral de Maratonas e um 6º lugar na geral individual. Bruno Magalhães renovou assim este prémio, depois de ter vencido no ano passado com a sua participação na 2ª Meia-Maratona Broa de Avintes. Resultados finais da votação para o Caga-Mochinhos de Melhor Prova do Ano 2013:

1º lugar - Bruno Magalhães - BTT Rota do Azeite (6ºlugar) - 15 votos (71%)
2º lugar - Bruno Magalhães - Luso-Galaico (34º lugar) - 4 votos (19%)
3º lugar - Franklim Coutinho - Maratona de Sandim (55º lugar) - 1 voto (4%)
Vítor Rio - Luso-Galaico (88º lugar) - 1 voto (4%)
4º lugar - Hugo Magalhães - Luso-Galaico (150º lugar) - 0 votos (0%)
Jorge Duro - Rai das Masseiras (158º lugar) - 0 votos (0%)

Bruno Magalhães em ação no BTT Rota do Azeite (Valbom dos Figos, Mirandela)

O Caga-Mochinhos de "Pormenor do Ano" foi bastante renhido, mas no final acabou por vencer Ivo Galeiras com os seus telefonemas de empenado "...Mor, anda-me buscar...". Foi um prémio justíssimo e que sucedeu à "Licra à boca de sino" do atleta António Melo. Resultados finais para o Caga-Mochinhos de Pormenor do Ano 2013:

1º lugar - Ivo Galeiras - "Mor, anda-me buscar..." - 10 votos (45%)
2º lugar - Adriano Santos - "Para-lamas" - 8 votos (36%)
3º lugar - António Melo - "Trusses por baixo da licra" - 3 votos (13%)
4º lugar - Hugo D. Mota - "Single traques" - 1 voto (4%)
5º lugar - Franklim Coutinho - "Relógio de Paredes" - 0 votos (0%)

Ivo Galeiras em ação no Raid das Masseiras.

Quanto ao Caga-Mochinhos de Queda do ano foi atribuído a Vítor Rio, depois de uma das quedas mais estúpidas de sempre a sacar cavalo. Quando pensávamos que já tínhamos visto tudo com a queda do atleta Pedro Fernandes, vencedor do ano passado, eis que algo indescritível aconteceu. Foi mais uma vez uma vitória justíssima! Resultados finais para o Caga-Mochinhos de Queda do Ano 2013:

1º lugar - Vítor Rio - Saca cavalo - 11 votos (50%)
2º lugar - Guilherme Oliveira - Maldita receita - 8 votos (36%)
3º lugar - Pedro Fernandes - Parece broxedo - 2 votos (9%)
4º lugar - Artur Morais - Meia queda - 1 voto (4%)
5º lugar - Franklim Coutinho - Rutura do Subescapular - 0 votos (0%)

Vítor Rio na chegada à Torre, na Serra da Estrela.

Finalmente, o Caga-Mochinhos de Regularidade em 2013 foi entregue mais que justamente a Guilherme Oliveira, sucedendo a Bruno Magalhães que venceu no ano passado e que este ano se ficou pelo segundo lugar. Resultados finais para o Caga-Mochinhos de Regularidade em 2013, segundo a tabela final de 2013 da equipa:


A todos os elementos da Blues broThers Team BTT que fazem dela aquilo que ela é, muitos parabéns! Este ano de 2014 promete ser bem mais renhido e todos poderão atingir a orgásmica sensação de vencer um Caga-Mochinhos! Vamos lá pedalar pessoal!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Raio-X": Pedro Sousa


Pedro Sousa é o mais novo elemento da equipa, tendo feito os primeiros treinos com a Blues broThers Team nos invernosos noturnos das terças-feiras de Novembro de 2013.

O primeiro grande desafio a que se propôs foi fazer, com o atleta Hugo Mota, o difícil percurso Matosinhos - Senhora da Graça - Matosinhos, no início de 2014. Espera-se que continue a desenvolver as suas capacidades de betetista durante o ano de 2014.

Palmarés completo na Blues broThers Team:

2014:

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Votações abertas para os Caga-Mochinhos de Ouro - Os Melhores de 2013!

As votações estão finalmente abertas para a edição de 2014 dos "Caga-Mochinhos de Ouro", os maiores prémios específicos portugueses da modalidade BTT. Podes conhecer melhor as razões pelas quais cada atleta da Blues broThers Team foi nomeado nas mensagens em baixo e podes votar na barra do lado esquerdo deste blogue até 9 de janeiro!

"Caga-Mochinhos de Ouro" - Atleta do Ano 2013 - Nomeados

Este é o “Caga-Mochinhos de Ouro” máximo que premeia o atleta da Blues broThers Team que fez a melhor época de BTT no ano de 2013. Este prémio será atribuído através da conjugação de vários fatores. Os nomeados são:

Adriano Santos
Foi o terceiro atleta mais regular da equipa durante o ano de 2013. Deu um grande salto qualitativo em relação ao ano passado e promete mais ainda para o próximo ano. Alguém o parará?

António Amorim
Depois de vencer o Caga-Mochinhos de promessa do ano no ano passado, este ano não defraudou essas expetativas. Foi dos mais regulares da equipa ao longo do ano, tendo marcado presença em quase todos os eventos organizados pela equipa. Tem ainda muita margem para evoluir nos próximos tempos.

Bruno Magalhães
Foi dos mais regulares este ano e fez duas grandes provas (Rota do Azeite e Luso-Galaico). Tem vindo a evoluir, no seguimento dos últimos anos.

Franklim Coutinho
Apesar de ter entrado para a equipa em abril de 2013, parece já pertencer à casa há bastantes anos. Os seus 55 anos ficam à espera que volte assim monta a bicicleta. Grande época a que fez este ano!

Guilherme Santos
Foi, sem dúvida, o mais regular da equipa e participou em todos os eventos em que a mesma participou. Fez uma grande época e tem ainda muita margem para evoluir em 2014.

Jorge Duro
No seguimento dos anos anteriores, a regularidade com que se apresenta é incrível. Foi dos atletas mais regulares durante este ano e trata a bicicleta por tu. Mais uma muito boa época de BTT que fez este ano!

"Caga-Mochinhos de Ouro" - Promessa do Ano 2013 - Nomeados

Para esta categoria foram nomeados os atletas que há menos tempo pedalam com a equipa e que mais desenvolvimento prometem para o próximo ano de 2014. Este prémio será atribuído através da conjugação de vários fatores. Os nomeados este prémio são:

Ângela Araújo
Tem feito alguns treinos durante o ano de 2013, mas o de 2014 afigura-se como o da sua afirmação no BTT, até pela nova máquina que possui. Esperanças são depositadas no único elemento feminino da equipa.

Franklim Coutinho
Franklim Coutinho, muito para além de uma promessa, é já uma confirmação. Excelente época que fez em 2013, sendo que a de 2014 se afigura ainda melhor!

Hugo D. Mota
Apesar de não ter ainda participado em qualquer prova, as suas prestações nos treinos não passam despercebidas. Uma das grandes esperanças da Blues broThers Team para 2014.

Pedro Silva
Depois de motivos pessoais e profissionais o terem praticamente afastado do BTT em 2013, 2014 poderá ser o ano em que voltará em grande. Será?

"Caga-Mochinhos de Ouro" - Prova do ano 2013 - Nomeados

Este Caga-Mochinhos de Ouro vai distinguir aquela que foi, dentro das possibilidades de cada um, a melhor prova do ano. O vencedor será encontrado exclusivamente através da votação online. OS nomeados para esta categoria são:

Bruno Magalhães – BTT Rota do Azeite (Mirandela) – 6º geral (1º lugar não federado competição) 1h58m03s
Esta foi uma prova em que tudo saiu bem: o treino nas semanas anteriores, a alimentação e a inexistência de percalços durante o percurso. Resultado final: 1º classificado dos atletas que não se encontravam inscrito no campeonato regional de Bragança e 6º lugar na geral individual.

Bruno MagalhãesLuso-Galaico – Meia-Maratona – 34º geral – 1h40m16s
Foi mais uma classificação excelente de Bruno Magalhães, agora nesta prova mítica do calendário do BTT português e onde, mais uma vez, tudo correu bem.

Franklim Coutinho10ª Maratona Sandim – 55º geral (5º Masters C) – 2h14m08s
Franklim Coutinho conseguiu um excelente 55º lugar na geral individual e ficou muito perto do pódio na categoria Masters C! Deixou água na boca para 2014.

Hugo MagalhãesLuso-Galaico – Meia-Maratona – 150º geral – 1h53m00s
Quando nada o fazia prever aconteceu o “milagre” de uma excelente classificação de Hugo Magalhães no Luso-Galaico 2013. E “milagre” porque já não treinava há bastantes semanas (diríamos mesmo meses) e fez um tempo bem abaixo das duas horas. Ficou a ideia de que, quanto menos treinar, melhores classificações irá obter…

Jorge DuroRaid das Masseiras – 158º geral – 2h05m57s
Jorge Duro fez uma excelente prova, um pouco acima das duas horas. Foi o melhor elemento da equipa naquele dia.

Vítor RioLuso-Galaico – Meia-Maratona – 88º geral – 1h47m39s
A fechar o trio de nomeados por causa do Luso-Galaico, mais um excelente tempo, abaixo da 1h50m, deixa água na boca o ano de 2014, até porque o treino em 2013 não foi muito. A Blues broThers Team conseguiu colocar nesta prova três elementos abaixo das duas horas e dentro dos 150 primeiros.

"Caga-Mochinhos de Ouro" - Queda do Ano 2013 - Nomeados

Este "Caga-Mochinhos de Ouro" vai distinguir a queda que mais se destacou na Blues broThers Team no ano de 2013, sucedendo ao grande vencedor do ano passado, Pedro Fernandes. Este prémio será atribuído exclusivamente através da votação online. Os nomeados são:

Artur MoraisMeia queda
Tecnicamente não podemos falar de queda. Artur Morais, num treino de domingo, numa zona com bastante lama, ficou “engatado” com a bicicleta com bastante inclinação (mas sem tocar o chão) e não conseguiu mexer-se ou sequer cair. Daí a meia queda.

Franklim CoutinhoQueda com rutura do subescapular
Esta terá sido a queda com maiores consequências físicas. Franklim Coutinho a descer uma rampa, segundo o próprio, “…quase vertical…”, na 9ª etapa do circuito NGPS, em Guimarães, para não bater num colega de equipa travou e foi ao soalho. Resultado: rotura parcial do tendão subescapular que levou a algumas semanas de fisioterapia.

Guilherme SantosQueda “Maldita Receita”
Esta queda aconteceu num dos últimos treinos do ano, na já mítica ida à Febra da Cristina natalícia da Blues broThers Team. Ponto importante, diríamos até decisivo: aconteceu na viagem de volta. Numa descida sempre a rasgar já próximo do ponto de chegada, a roda da bicicleta de Guilherme Santos resvala e a gravidade (e a receita e o ropinol, já agora..) fizeram o resto. Felizmente não teve grandes consequências físicas.

Vítor RioQueda “saca cavalo”
É candidata a queda mais estúpida do século! Ainda não tínhamos partido para o treino domingueiro e o Vítor Rio quis fazer o que não sabe: sacar cavalo… Resultado: caiu para trás sem desencaixar os pés e ficou ali, de costas, a contemplar sabe-se lá o quê…

Pedro FernandesQueda “Parece broxedo”
Pedro Fernandes já é um dos habituais nomeados para este Caga-Mochinhos, tendo mesmo sido o grande vencedor do ano passado. Mais uma vez a caminho da natalícia Febra da Cristina da Blues broThers Team, depois de passar um conjunto de pedras no trilho onde seguia, teve que parar de forma a deixar passar algumas motas. Quando se prepara para arrancar, ao montar a giga, cai redondinho e parado para o lado. Levanta-se e diz: “Parece broxedo”! e lá seguiu a resmungar até à Febra da dita…

"Caga-Mochinhos de Ouro" - Pormenor do Ano 2013 - Nomeados

Este Caga-Mochinhos de Ouro vai distinguir aquele pormenor que mais deu nas vistas entre os elementos da Blues broThers Team. O vencedor será encontrado exclusivamente através da votação online. Os nomeados para esta categoria são:

Adriano Santos Para-lamas
Os para-lamas do Adriano Santos são a sua imagem de marca… e o equivalente a ainda ter as rodinhas laterais na bicicleta. Para o resto do grupo foi uma tentativa persistente de ganhar este Caga-Mochinhos de Ouro”. A ver vamos se consegue!...

António MeloTrusses por baixo da licra
Depois de ter ganho este Caga-Mochinhos na edição do ano passado, António Melo continua a reinventar-se para o conseguir ganhar de novo. Os trusses por baixo da licra do António Melo são de presença obrigatória nesta categoria. E está tudo dito!

Franklim CoutinhoRelógio de parede
O relógio de parede que Franklim Coutinho consegue usar no seu pulso enquanto pedala é, sem dúvida, um dos pormenores de presença obrigatória! As horas nunca falham e a vista também já não é o que era há 55 anos atrás…

Hugo D. MotaSingle traques
A Blues broThers Team recusa-se a descrever os fedores peçonhentos que esta nomeação significa e que tanto acompanharam a equipa desde que Hugo Mota dela faz parte. “É das barras de chocolate…”, diz ele.

Ivo Galeiras“Mor, anda-me buscar…”

Este é também um pormenor de presença obrigatória. Os telefonemas de Ivo Galeiras para a sua esposa do tipo “Mor,  anda-me buscar…” também acompanharam a equipa durante este ano, assim como os castigos nas semanas que se seguiram! Ivo, volta rápido!