Por Bruno Magalhães
Os últimos tempos têm sido marcados pelo aproximar da Ultramaratona de Serpa, prova em que estamos inscritos desde o ano passado, mas que tem que ser minimamente preparada, nem que seja para minimizar os efeitos do gigantesco empeno que iremos levar, se é que isso é possível.
Os últimos tempos têm sido marcados pelo aproximar da Ultramaratona de Serpa, prova em que estamos inscritos desde o ano passado, mas que tem que ser minimamente preparada, nem que seja para minimizar os efeitos do gigantesco empeno que iremos levar, se é que isso é possível.
Com este espírito e uma vez que a minha actividade profissional me levou até a Silves, fui participando em várias maratonas pelos arredores, neste caso em Odemira, Ourique, Messines e Portimão fazendo, pelo meio e quando possível, alguns treinos. Quanto às provas em que participei os resultados foram os seguintes:
I Maratona Vila de Ourique - 22 de Março - 75 km:
Esta foi uma das melhores maratonas em que participei até hoje. Organização do melhor, trilhos do melhor... Até a camisola de oferta foi a melhor que me ofereceram até hoje! Até o chuveiro em que tomei banho era o segundo melhor (o melhor estava ocupado...). A organização está de parabéns. A prova não foi muito dura pelo acumulado, mas antes pela extensão. E a classificação foi a minha melhor de sempre numa maratona!
1º David Costa - 3h04m12s
14º Fred van der Meer + ooh42m25s
15º Bruno Magalhães + 00h45m231s
Mais informações em:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,54792.0.html
III Passeio ARCA - Amorosa - 29 e Março - 70 km:
Mais uma maratona bastante bem organizada. Com um senão: a maratona tinha partida e meta no lugar da Amorosa e os banhos eram em Messines, a alguns quilómetros de distância. O almoço seria de novo na Amorosa. Como não queria perder tempo para trás e para a frente, fui directo para o almoço, todo perfumadinho... Nada que me atrapalhasse, embora ninguém se tenha sentado a meu lado à mesa... Mais uma vez, a minha melhor maratona de sempre!
1º Hélio Ramos - 2h42m
12º Amândio Furtado - 3h04m
13º Bruno Magalhães - 3h11m
Mais informações em:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,55157.0.html
I Passeio BTT Portitrilhos - Cidade de Portimão - 5 de Abril - 65km:
Foi um passeio muito bem organizado e com excelentes singles nos 65km de prova. Aliás, os singles foram quase de enjoar, tendo em conta aquilo a que estamos habituados noutras provas. Excelente! Pelo meio um acidente de um colega, que tive de acompanhar até ao posto de assistência mais próximo. Um grande abraço para ele e as melhoras (penso que se chama João Varela). Pelo que me informaram, já está a pensar pegar na bicicleta outra vez.
Quanto ao resultado final oficial foi de 4h03m, contando com a paragem para ajudar o João Varela. No entanto, segundo o conta-quilómetros, a prova foi feita em 3h16m, pelo que o resultado final seria por volta do décimo lugar. Seria a minha melhor maratona de sempre!... Sempre a melhorar...
Neste caso, o que interessa mesmo é que a queda, apesar de tudo, não foi muito grave.
Mais informações em:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,55589.0.html
Entretanto, já há altimetria para a Ultramaratona de Serpa, a qual deixo aqui para quem estiver interessado...
O que dizer disto? Há medo? Claro que não! Comemos empenos ao pequeno-almoço! Aliás, aprecio bastante a táctica seguida pelo Matula nestas últimas semanas: se treinar várias vezes por semana ou mesmo ao fim-de-semana em algumas provas, vai-se cansar. Portanto, seguindo a sua linha de raciocínio, apenas fará a Ultramaratona e, assim, só se cansa uma vez (embora em grande...). Não é uma táctica dispicienda, mas merecedora de estudos quanto aos resultados que pode produzir... Venha a Ultra e logo se verá!